Backups

A DataSmart tem vindo a implementar medidas sustentáveis de proteção do meio ambiente e redução do desperdício no local de trabalho.

Entre as boas práticas adotadas, destaca-se a redução significativa da utilização de papel, em benefício do formato digital.

Na área de recrutamento e seleção, por exemplo, deixaram de ser impressos currículos ou folhas de entrevista, privilegiando-se o suporte digital.

«Estamos a ajudar o meio ambiente, a poupar custos no economato e a poupar espaço de arquivo físico», sugere Laura Bonito, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção da DataSmart.

O uso racional e eficiente de energia e recursos traz benefícios a longo prazo e reflete o espaço cada vez maior que as preocupações ambientais têm na cultura organizacional da DataSmart.

Para além da redução de custos, as boas práticas sustentáveis abrem caminho à candidatura a um certificado de qualidade ambiental.

Impacto do uso excessivo de papel

Segundo a Forrester Research, são feitas mil milhões de fotocópias por dia, em todo o mundo. Embora o papel seja importante e necessário, as fibras que o compõem são um recurso finito.

É possível combater o desperdício, através de gestos simples, não apenas no contexto de trabalho, como no contexto doméstico:

  • Usar, sempre que possível, os dois lados de uma folha para imprimir ou tirar apontamentos;
  • Optar, sempre que possível, por papel reciclado. Cada tonelada deste tipo de papel evita o corte de 15 a 20 árvores, poupa 400 m3 de água e 500 kWh de eletricidade (Fonte: REN);
  • Dar preferência ao suporte informático para enviar e analisar documentos.